HOME


51 ANOS DE HISTÓRIA: DIRETOR ANUNCIA CHEGADA DA UNIDADE 3

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 12/03/2019 15:54:39
 

 

Foi em 12 de março de 1968 que o então médico Jayme Rodrigues decidiu criar uma instituição de ensino médico, na cidade de Jundiaí. Junto com algumas personalidades da época trouxe para esta escola grandes professores e médicos de São Paulo.

Com passar dos anos a escola foi se consolidando e ganhando destaque nacionalmente, aumentou o número de vagas de 60 para 120 alunos por ano e vem adequando a estrutura física para atender as necessidades dos estudantes, sempre com foco no ensino de qualidade. “Este novo grupo de 120 alunos foi acolhido e a estrutura esta sendo preparada por meio de reforma e adaptações das instalações físicas”, comenta o diretor atual da instituição, Dr. Edmir Américo Lourenço.

 Sempre preocupada com a qualidade, a FMJ tem um corpo docente e de funcionários capacitados e graduados. Neste ano, Lourenço anuncia a construção da Unidade 3, um espaço em frente à Unidade 1 que terá 4 andares com 250 metros cada laje, ou seja, 1000 metros a mais de construção.  No local haverá um Centro de Pós Graduação e um museu de Anatomia, aberto para população e a obra deve durar 12 meses.

“É um orgulho e sempre será motivo de orgulho para município de Jundiaí uma instituição reconhecida e respeitada nacionalmente e internacionalmente”, comenta Lourenço. O diretor ressalta o papel da instituição na pesquisa e, destaca o Mestrado e o Doutorado na área de saúde, que vem alcançando notoriedade e relevância no meio científico.

Enfim a Faculdade de Medicina de Jundiaí foi reconhecida por meio de avaliações externas, destacando o SAEME ( Sistema de  Acreditação das Escolas Médicas) que concedeu o selo de Escola Médica Acreditada. Para ser avaliada, a própria Faculdade solicitou ao SAEME uma visita, que foi realizada por uma equipe multidisplinar de Instituições Federais. É um modelo implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) que avaliam profunda e detalhadamente os cursos de Medicina (públicos e privados) para identificar as exigências e condições ideais para a formação dos futuros profissionais.

Estes são os números da FMJ :

A FMJ apresenta seus números ao longo de 51 anos de história:

2.720 médicos graduados, egressos de 44 turmas

111 enfermeiros graduados

135 docentes sendo 84% titulados com livre-docência, doutorado ou mestrado

100 professores colaboradores voluntários

85 funcionários

 

Residência Médica

175 médicos residentes

13 estagiários de Residência

Mais de 1200  médicos Residentes formados em nossos 16 Programas de Residência Médica

 

Graduação Médica

640 alunos na Graduação médica (devendo chegar a 720 em 2021)

 

 

Unidade 1– Prédio sede da FMJ

Área Física: 7.080 m2. Área Construída: 7.700m2. Auditório: 359 cadeiras almofadadas. Anfiteatros: equipados com Datashow, acesso à internet, e cadeiras almofadadas. Salas de aulas: todas equipadas com Datashow, acesso à internet, a maioria com cadeiras almofadadas. Biblioteca: 460 m2 de área – 28.854 itens no acervo, além de biblioteca virtual com 1.200 títulos.  Laboratório de Informática: trabalhos e acesso à Internet. Laboratório de Habilidades : treinamento de práticas médicas em manequins.

 

Unidade 2 

Área Física: 2.942 m2 de área construída, a 300 m do prédio sede.  Salas de aulas: 12.   Laboratórios: 05.  Auditórios: 02.  Centros de Informática e espaço de alimentação.

 

Unidade 3: Área física: 500 m2 – será construído prédio de 750 m2  para pós-Graduação e ampliação da área de pesquisa.

 

 
 
 
     
Faculdade de Medicina de Jundiaí - Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados