Faculdade de Medicina de Jundiaí
HOME


PROFESSOR DA FMJ EDITA LIVRO REFERÊNCIA DE INFECTOLOGIA

por Assessoria de Comunicação FMJ - Jornalista Responsável - Claudia Mello - MTB – 28.835 em 1/2/2010 10:59:19
 

 

 

O livro Tratado de Infectologia, em sua 3a edição, encontra-se totalmente reescrito, revisto e atualizado. Foram incluídos novos capítulos especialmente com as doenças emergentes e re-emergentes e outras síndromes clínicas. O editor científico do livro é  professor da FMJ, Roberto Focaccia.

Ele é médico Infectologista. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP., Professor Titular de Infectologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí e da Universidade Metropolitana de Santos. Foi Diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí e editor de outras publicações como “Hepatites Virais”.

A atual edição é composta por 17 partes, 254 capítulos e subcapítulos, 2.167 páginas e 2 volumes. Estes números expressam a grandeza do livro, à qual certamente se soma a didática e a sistematização do conteúdo com suas correspondentes autorias, formando equipe homogênea de notáveis especialistas.

A conjugação destes fatores tornou-o, sem sombra de dúvida, como vem acontecendo há décadas (desde o seu primeiro lançamento, ainda sob o título de Doenças Infecciosas e Parasitárias), o maior e mais conhecido livro nacional em sua especialidade médica e, certamente, um dos mais completos e abrangentes em todo o mundo.

”Como é de conhecimento geral, a Infectologia na última década apresentou expressivo avanço, que se particularizou no estudo: do vírus da AIDS e da hepatite, na imunologia e imunogenética, por força dos quadros de imunodepressão e dos transplantes, associados ao mapeamento de genes, dos quadros bacterianos sistêmicos, sobretudo a sepse, com mudanças revolucionárias na ambiência das UTIs, da infecção hospitalar, da epidemiologia, que cada vez mais converge para a clínica, e a clínica, por sua vez, valoriza-a como fator preditivo e indicativo da morbidade, da terapêutica, com descoberta de novas drogas quimioterápicas e antibacterianas”, comenta o editor Focaccia.

A Infectologia brasileira vive, dessa forma, momento incomum, com o lançamento desta 3a edição do Tratado de Infectologia, documento científico-literário da expressão e da grandeza de seu progresso e de sua capacitação internacionalmente reconhecida.  O  livro é adotado por inúmeras instituições de ensino e é considerado fundamental na formação do estudante de Medicina e para o estudo clínico e tratamento por parte do médico graduado.

 
 
 
 
Documento sem título
Copyright © 2007 - Faculdade de Medicina do Jundiaí - Todos os Direitos Reservados