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EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - DOUTORADO EM VIROLOGIA PARA O PROJETO COORTE ZIKA JUNDIAÍ - ABERTURA DE INSCRIÇÕES
 

 

EDITAL FMJ- 051/2019, 26/11/2019

PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO EM VIROLOGIA PARA O PROJETO COORTE ZIKA JUNDIAÍ DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ

 

O Programa de Doutorado em Virologia para o Projeto Coorte Zika Jundiaí com sede na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) TORNA PÚBLICO que foi aberto em consórcio com o Ministério da Saúde do Brasil em Dezembro de 2017.

 

1. A vaga será prioritariamente destinada ao candidato com experiência em laboratório com arbovírus. É desejável ter experiências com as técnicas de diagnóstico em patologia clínica, biologia molecular, sorologia e Teste de Neutralização por redução de placas (PRNT). O candidato não deve ter vínculo empregatício ou quando possuir vínculo empregatício estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos.

 

2. A vaga prevista neste edital se refere a bolsa que será implantada a partir de janeiro de 2020.

2.1. São atividades a serem realizadas pelo candidato aprovado para o estágio de doutorado no Projeto Zika/FMJ:

1) Desenvolvimento de projeto de pesquisa próprio vinculado às pesquisas de seu supervisor;

2) Auxilio na orientação de alunos de iniciação científica, treinamento técnico e Mestrado;

3) Atividades de apoio ao grupo de pesquisa do supervisor;

4) Dedicação integral as atividades do programa de pós-graduação.

5) Publicação de pelo menos um artigo científico em revista com um bom fator de impacto.

 

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. As inscrições serão efetuadas por e-mail, dentre o período de 27 de Novembro de 2019 a 11 de Dezembro de 2019 com envio dos arquivos anexados em formato PDF, devidamente identificados com o nome de candidato, para o endereço adm.projetozika@hufmj.com.br.

3.1.1. Não haverá taxa de inscrição.

3.2. É obrigatório que os comprovantes sejam reunidos em um arquivo único, na ordem e identificados de acordo com a numeração correspondente a cada item de requisito previsto neste edital. Tem-se ainda que serão aceitos os seguintes serviços de armazenamento: Dropbox, Google Drive e OneDrive. Após a confirmação de inscrição será realizado o download dos documentos armazenados em arquivo único (conforme supracitado) não sendo permitido anexar ou alterar documentos inseridos na nuvem.

3.2.1.  O candidato que apresentar documentação incompleta será automaticamente desclassificado.

3.3. É requisito que o candidato tenha mestrado concluído em Ciências de Saúde ou tenha qualificado o mestrado e esteja iniciando as atividades de pesquisa em programa de doutorado.

3.4. É requisito que o candidato comprove o desempenho acadêmico, segundo os conceitos de avaliação obtidos pelo candidato durante o seu mestrado.

3.5. É um diferencial que o candidato fixe residência na cidade onde se realiza o programa.

3.6. São documentos necessários para efetuar a inscrição do candidato:

1) Projeto de pesquisa vinculada ao projeto do supervisor de doutorado;

2) Curriculum Vitae no formato Lattes para pesquisadores brasileiros ou no formato da Portaria nº. 086, de 03 de julho de 2013 da CAPES, Anexo 3, para pesquisadores estrangeiros;

3) Comprovantes do atendimento a todas as exigências de inscrição descritas neste edital;

4) 01 Cópia de documento de identificação oficial com foto e CPF ou cópia do passaporte, no caso de candidato estrangeiro (apresentação do original para conferência);

5) Cópia do diploma ou certificado/atestado de conclusão do curso de mestrado ou comprovação de entrega da versão final da dissertação junto ao Programa de Pós Graduação de origem, nas áreas indicadas neste edital;

6) Cópia do histórico escolar do curso de mestrado.

7) Currículo Lattes atualizado.

 

4. DOS ESCLARECIMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

4.1. Os candidatos estrangeiros submetem-se as mesmas normas de seleção da presente Chamada Pública, obrigando-se ainda a entregar, no ato da matrícula, caso sejam aprovados, cópia de certificado de proficiência em língua portuguesa, se provenientes de países cujo idioma oficial não seja a língua portuguesa, com apresentação do original, no prazo máximo de até 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula no curso.

4.2. A avaliação dos candidatos com inscrição deferida será realizada pela Banca Examinadora.

4.3. A avaliação envolverá duas etapas. Na primeira etapa, o supervisor pretendido pelo candidato emitirá um parecer sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.

4.4. O parecer ao projeto de doutorado será julgado como:

1. Recomendado;

2. Recomendado com adequações;

3. Não recomendado. Os candidatos que obtiverem parecer Recomendado serão considerados aprovados.

4.5. Os candidatos que obtiverem parecer Recomendado com adequações deverão efetivar suas alterações e/ou correções, tanto no projeto como em formulário específico, enviar a o e-mail da secretaria do Programa, até o dia 16 de Dezembro de 2019.

4.6. Os projetos recomendados com adequações serão reavaliados somente uma vez.

4.7. Uma vez que o projeto de pesquisa e o plano de trabalho sejam considerados aptos, a comissão de avaliação passará à segunda etapa, que envolverá a análise do Curriculum vitae do candidato, de seu plano de trabalho e entrevista.

4.7.1.  A entrevista será em sessão fechada com no mínimo 2 (dois) membros da Comissão de Seleção, de acordo com agenda a ser divulgada.

4.8. Os critérios de avaliação da segunda etapa compreenderão os itens abaixo, apresentados em ordem de importância. Serão classificados os candidatos que obtiverem maior número de pontos, indispensável a participação em projetos de pesquisa com arbovírus.

4.9. Tanto o resultado preliminar quanto o resultado final serão divulgados no site da Instituição (http://www.fmj.br/) e enviado para o e-mail do candidato.

 

5. DOS RECURSOS

5.1. Em caso de INSCRIÇÃO não homologada o candidato poderá recorrer uma única vez, solicitando reconsideração, no prazo previsto de 17 à 19 de dezembro de 2019, em formulário próprio disponível na secretaria do Projeto.

5.2. Em caso de PROJETO não recomendado, o candidato poderá interpor recurso uma única vez, com pedido de reconsideração no prazo previsto de 10/01/2020 a 13/01/2020 em formulário próprio igualmente disponível na secretaria do Projeto.

5.3. A comissão de seleção do curso de doutorado analisará os recursos emitindo resposta definitiva ao e-mail do candidato recorrente, até a data de divulgação dos resultados definitivos, previstas no cronograma deste Edital.

 

6. DA MATRÍCULA

6.1. Após a divulgação do resultado final, o candidato aprovado deverá observar o prazo definido no cronograma, para efetivar sua matrícula junto à secretaria do Projeto, no período de 16/01/2020 a 18/01/2020 em horário de atendimento das 8h30 a 16h, munido dos seguintes documentos:

                   I.   Cópia da identidade civil (RG);

                 II.   Duas fotografias 3x4 (iguais e recentes);

               III.   Cópia do título de eleitor, juntamente com o comprovante de votação da última eleição ou declaração de quitação eleitoral, obtida no site do Tribunal Superior Eleitoral;

                IV.   Cópia do certificado de reservista (para os homens);

                  V.   Termo de compromisso preenchido e assinado.

                VI.   Cópia de apólice de seguro contra acidentes.

 

7. DAS BOLSAS DE ESTUDO

7.1. A concessão de bolsa dependerá da disponibilidade de quota do Programa junto às agências de fomento e, desde que o candidato atenda as normas e critérios de concessão de bolsa estabelecidos.

7.2. O processo de concessão de bolsa obedecerá à ordem de classificação interna, obtida por meio de nota em prova escrita, que será aplicada pela comissão de bolsa, com conteúdos relacionados à área de virologia.

 

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:

8.1.1.  Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleção;

8.1.2.  Não apresentar toda a documentação necessária nos prazos e condições estipuladas nesta Chamada Pública.

8.1.3.  Não adequar o seu projeto, dentro do prazo estipulado, caso seja recomendado com adequações;

8.1.4.  Não efetivar sua matrícula no Programa, na data especificada no cronograma, no caso de ser selecionado.

8.2. A documentação dos candidatos não aprovados permanecerá na secretaria por um período de 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final. Após esse período, os documentos serão inutilizados.

8.3. Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados no site da instituição (http://www.fmj.br).

8.4. Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regimento Interno do Programa.

8.5. Casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção e/ou Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Virologia.

 

9. INFORMAÇÕES E ATENDIMENTO

Secretaria do Projeto Zika Coorte Jundiaí

Praça Rotatoria/sn, Jardim Messina, Jundiai-SP CEP 13207450

Fone:11 4575700, ramal 820

E-mail: adm.projetozika@hufmj.com.br

Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h30 as 16h00.

 

10. CRONOGRAMA A SER READEQUADO DE ACORDO COM AS FASES DO CONCURSO

Período de inscrições: 27/11/2019 a 11/12/2019

Entrega da documentação: 12/12/2019 a 13/12/2019

Homologação das inscrições: 16/12/2019

Recurso à homologação das inscrições: 17/12/2019 a 19/12/2019

Homologação das inscrições definitiva: 20/12/2019

Apresentação do projeto para seleção: 21/12/2019 a 27/12/2019

Entrevista: 06/01/2020

Resultado preliminar da análise dos projetos: 09/01/2020

Recurso ao resultado preliminar da análise dos projetos: 10/01/2020 a 13/01/2020

Resultado final da análise dos projetos: 15/01/2020

Período de matrícula:   16/01/2020 a 18/01/2020

Resultado final de bolsa de doutorado: 20/01/2020

 

Jundiaí, 26 de novembro de 2019.-

 

Prof. Dr. Saulo Duarte Passos

Professor Titular de Pediatria e

Projeto Coorte Zika Jundiaí

 

 
 
 
     
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